Você já sabe tudo sobre o PIX?

Você já sabe tudo sobre o PIX?

Tire suas dúvidas sobre a nova tecnologia de pagamento instantâneo.

A nova tecnologia PIX veio para revolucionar as formas de pagamento. Facilitando ainda mais soluções financeiras, vários bancos tradicionais, digitais e fintechs já estão oferecendo cadastros de chaves. Essa novidade tem gerado muitas dúvidas, principalmente na questão de segurança.

Por isso, nosso CEO, Lucas Montanini e nosso Product Manager, Matheus de Paula participaram de algumas matérias para sanar algumas dessas dúvidas.

Reunimos as questões mais frequentes para que você fique a par de tudo que o Pix pode te oferecer e como se proteger de golpes:

O que é o PIX?

O Pix é a solução de pagamento instantâneo criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que permite realizar transferências e pagamentos em poucos segundos e em qualquer hora e dia, ou seja, você poderá pagar ou receber 24/7 e 365 dias independente de feriados ou finais de semanas.

Como funcionam as chaves do PIX?

Existem 4 tipos de chaves, sendo elas: 

  1. CNPJ ou CPF
  2. E-mail 
  3. Telefone ou Celular 
  4. Chave aleatória.

As chaves são cadastradas usando uma das informações citadas acima e relacionada aos dados bancários da instituição em que a chave foi cadastrada. 

Para realizar o cadastro das chaves é necessário vinculá-la a uma conta já existente em uma instituição financeira da preferência do usuário.

As chaves cadastradas sempre pertencerão a um único banco ou instituição financeira, sendo assim, caso queira transferir uma chave para outro banco, será necessário pedir a portabilidade dela. Caso queira, também é possível excluir uma chave cadastrada.

Quantas chaves do PIX posso cadastrar?

O número de chaves variam de pessoa física para jurídica. Para pessoa física é possível cadastrar até 5 chaves por instituição financeira, enquanto a pessoa jurídica tem até 20 chaves disponíveis para cadastro.

Quais os principais cuidados que devo tomar?

O usuário deve desconfiar de instituições que não exigem nenhuma autenticação, com senhas, autenticação biométrica ou facial no momento de cadastro de chaves Pix. Assim como deve desconfiar de instituições que não tem uma etapa de segurança ao confirmar uma posse, como um envio de código por SMS ou email. A confirmação de posse nunca deve ser feita através de contato telefônico ou links.

O usuário tem total liberdade de escolher em qual instituição financeira deseja cadastrar suas chaves. Não aceite obrigatoriedades de cadastro de chaves.

Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Assim como feito hoje por TED ou DOC, será possível receber transações informando os dados pessoais e bancários do recebedor. Porém o Banco Central altamente recomenda o cadastramento da chave, pois ela traz muitos benefícios.

Qual a data de lançamento e funcionamento do PIX?

Os cadastros das chaves PIX estão disponíveis desde o dia 05 de Outubro de 2020. No início de Novembro começam as operações restritas para que seja liberada a funcionalidade para toda a população até o dia 16 de Novembro de 2020.

Quer saber mais sobre o PIX? Acesse matéria completa aqui (UOL)

Fonte:

Banco Central do Brasil

Deixe uma resposta