O cenário atual e projeções para ofertas de crédito.

O cenário atual e projeções para ofertas de crédito.

Por equipe LiveOn

Os serviços bancários passaram por diversas mudanças nos últimos anos. O crescimento das fintechs no cenário e a entrada do open finance são grandes exemplos dessas transformações.

De todos os benefícios presentes na indústria financeira, a principal delas, com certeza, é a abertura de maior concorrência, que proporciona o aumento das ofertas, inclusive para créditos, abordagem do conteúdo de hoje.

Segundo dados do Banco Central, o crédito consignado teve um aumento de 11% no ano de 2020, ainda com um domínio de cerca de 80% das grandes instituições do país. Porém, um crescimento dos bancos digitais já constava nos radares do Bacen e a tendência ao crescimento se tornou mais evidente.

Ainda no ano passado, a Febraban projetava uma ampliação média de 10% nos números de empréstimos para 2021. No mês de setembro, essa perspectiva foi elevada para mais de 11% pela própria federação, justificada pelo reaquecimento da economia, ligada diretamente ao avanço da vacinação no Brasil, que contribuiu para uma recuperação da confiança financeira.

De maneira geral, a oferta de crédito deve continuar em expansão para os próximos anos, visto que a economia tende a continuar crescendo, devido a volta da normalidade no mundo todo e com imensa contribuição do aumento das fintechs e chegada de novas tecnologias, como open banking e posteriormente open finance. Fatores que ampliam a concorrência e aquecem diretamente o mercado financeiro.

Deixe uma resposta