O open banking e as inovações no sistema financeiro.

O open banking e as inovações no sistema financeiro.

A liberdade de escolha e propostas modulares.

O open banking terá seu início por completo no ano de 2022, como previsto pelo Banco Central. Porém, os usuários dos serviços bancários podem desde já, desfrutar de alguns benefícios que esse novo recurso permite.

Nos últimos dias, o Brasil entrou na segunda fase do open banking, assim, tornou-se possível o compartilhamento de dados dos usuários com os bancos, buscando as melhores ofertas entre taxas e demais serviços. Através disso, o BC pretende unificar uma plataforma, para que as empresas criem produtos e propostas personalizadas, desenvolvidas de acordo com o perfil de cada clientes, com o fornecimento dos dados sendo feito pelos próprios usuários.

A chegada desse novo recurso permite que as taxas de juros sejam mais baixas para pessoas com boa reputação no mercado, trazendo uma vantagem para bons pagadores.

Seguindo o princípio que o cliente tem total controle, a contratação é realizada através da plataforma, com o mesmo escolhendo quais dados e com quem deseja compartilhar. Todos os processos são realizados de forma 100% online e diretamente pelos aplicativos e internet banking das instituições financeiras.

Após a implementação da segunda fase, os projetos para a terceira etapa incluem transações de pagamento, principalmente através do Pix, além da liberação de ofertas de crédito.

Já na fase seguinte, que recebeu o nome de open finance, o compartilhamento de dados continua, porém, direcionados a seguros previdência, fundos de investimentos e demais operações.

A chegada do open banking traz diversas facilidades aos usuários dos serviços bancários, tornando possível a busca por melhores ofertas, de encontro às suas necessidades. Para as instituições financeiras, proporciona a criação de propostas modulares, podendo assim ofertar serviços mais assertivos aos seus clientes e como consequência, trazer diversos perfis para dentro da instituição financeira.

Deixe uma resposta